Viagens por aí a dentro

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Velhas viagens: Tejo

Há montes de tempo que não andava de barco.

Agora está tudo diferente... aqueles velhinhos mas patuscos barcos da CP deram lugar a catamarãs de ponta da moderna Soflusa. Apaixonam-me assim estas viagens, mais até do que nestes barcos modernos... mas é a marca do progresso. Ás vezes acho-me revivalista mas não saudosista. Aquele pequeno das coisas antigas, de apreciar algo batido pelos tempos e que provavelmente adquiriu esse fascínio acumulado ao longo da vida. Mas também aqueles velhinhos barcos azuis embalados docemente pelo Tejo, trazem outras memórias que hoje tento avivar. Os fins de semana recheados de mimos dos Tios emprestados, aqueles milhentos episódios do He-Man e dos Caça Fantasmas já carcomidos no VHS. O reviver dos filmes do Super Homem e das velhas glórias benfiquistas festejando as bolas na rede. Enfim... tempos que foram.

Agora estou no convés superior com um rio verde como fundo, abalado levemente pelas ondas, esperando a ordem de partida que parece adiada a cada baloiçar. É assim andar de barco neste Tejo, com aquele cheiro a maresia que me desperta os sentidos. Eis o que tu andas perdendo e tens que experimentar... exceptuando a música “lame”-brejeira que caracteriza os nossos lugares comuns.

A sirene soa...

Vamos partir!

1 comment(s):

Enviar um comentário

<< Home